content
Notícias   ››   Hospital   ››   Assistência
Ranking

Brasil é o segundo País do mundo em cirurgias cardíacas

Autor: Saúde Web
Fonte: Saúde Web Publicado em 19 de Junho de 2012 às 07h04

Totalizando cerca de 102 mil cirurgias/anoo Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos com 300 mil cirurgias/ano

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular SBCCV comemora o centenário do nascimento do professor Euryclides de Jesus Zerbini, considerado o pai da cirurgia cardíaca e fundador do Incor.

De acordo com o presidente da SBCCV, Walter J. Gomes, o Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias cardíacas realizadas anualmente, totalizando cerca de 102 mil cirúrgicas/ano, por causa do trabalho de Zerbini . Ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que dominam o ranking com 300 mil cirurgias/ano, o Brasil está na frente de nações como Alemanha, Reino Unido e Japão.

Gomes conta que, por causa de Zerbini que o Brasil se tornou um dos únicos países do mundo a contar com uma indústria própria do setor, que produz desde válvulas aos aparelhos de circulação extracorpórea.

A SBCCV planeja realizar ao longo do ano vários cursos sobre temas que evoluíram graças ao trabalho de Zerbini, válvulas.  

Ele lembra a grande contribuição de Zerbini ao desenvolvimento das válvulas  biológicas para substituir as de duramater, trabalho esse desenvolvido juntamente com Hugo João Filippozzi, as pesquisas originais que levaram à correção de cardiopatias congênitas, além de ter formado toda uma geração de cirurgiões cardíacos brasileiros.

Em comemoração ao seu centenário, Euryclides de Jesus Zerbini terá um selo com o seu retrato na Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular ? SBCCV.
Tags
Nenhuma tag cadastrada
Últimos comentários

Não há comentários

Compartilhe Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias