content
Notícias   ››   Hospital   ››   Assistência
Certificação

A.C. Camargo conquista Acreditação Canadense

Autor: Saúde Web
Fonte: Saúde Web Publicado em 01 de Fevereiro de 2012 às 08h40

Instituição é o primeiro hospital oncológico do país a obter a certificação. A metodologia de avaliação adotada observa controle de medicamentos, organização no processo de transferência do paciente de um setor para outro, entre outros

Na última semana, o Hospital A.C. Camargo anunciou que conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). A metodologia de avaliação adotada observa controle de medicamentos (quimioterápicos, opióides e antibióticos), organização no processo de transferência do paciente de um setor para outro, práticas de segurança nos procedimentos cirúrgicos, higiene das mãos em todos os setores, dentre outros.

O anúncio foi feito pelo Instituto Qualisa de Gestão ? IQG, organismo certificado no Brasil pelo Canadian Council ? que acompanhou e orientou todo o processo de certificação do A.C.Camargo durante os últimos 18 meses. Nesse período, foram avaliados processos voltados à segurança do paciente que cumprem critérios metodológicos previamente estabelecidos, os chamados ROPs (Required Organizational Pratices ou Práticas Organizacionais Exigidas), dentre eles:

- Identificação do paciente ? Implantação de Sistema eficaz de identificação dos pacientes em toda a instituição.

- Práticas de Segurança na Utilização de Medicamentos - Reduzir o risco de infecções relacionadas ao uso de medicações e promover práticas seguras para administração dos medicamentos.

- Controle no uso de narcóticos ? Limitar a disponibilidade de narcóticos (opióides) e remover fórmulas farmacêuticas de alta dose ou potência das áreas de assistência ao paciente.

- Transferências internas e transferência de informação ? Implantação de protocolo de identificação e informações do paciente, com comunicação efetiva entre os interessados nos pontos de transição em todo o fluxo assistencial.

- Reconciliação medicamentosa ? Reconciliar a medicação dos pacientes na admissão e por toda a organização com o envolvimento do paciente e familiar.

- Práticas de Segurança no Procedimento Cirúrgico - Prevenção de erros no procedimento cirúrgico. Ações efetivas que garantam paciente, local e cirurgia correta.

- Administração oportuna de Antibióticos Profiláticos - Garantir o uso de antibióticos profiláticos para prevenir infecções cirúrgicas.

- Higiene das Mãos - Fornecer fácil acesso e recursos para colaboradores cumprirem as recomendações de higiene preconizadas.

- Controle de Eletrólitos Concentrados - Remover medicamentos de alto risco das áreas de serviço ao paciente.

- Capacitação em Segurança do Paciente - Manter um ambiente de trabalho que apóie as boas práticas assistenciais, capacitando colaboradores, prestadores de serviço e voluntários.

- Papéis e Responsabilidades para a Segurança do Paciente - Criar um ambiente de trabalho e ambiente físico que apoie uma entrega de cuidados/serviços segura.

 - Análise Prospectiva Relacionada à Segurança do Paciente - Criar uma cultura de segurança dentro da instituição, realizar e manter uma análise prospectiva relacionada à segurança do paciente a cada ano e implementar melhorias adequadas.

Segundo o CEO Irlau Machado Filho, a conquista da Acreditação Canadense reforça a conduta do A.C.Camargo na adoção de boas práticas da medicina com foco na segurança do paciente.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Superintendente de Recursos Humanos e Qualidade do Hospital A.C.Camargo, Maurício Alves da Silva, destaca que a certificação internacional é mais um exemplo do quanto a instituição é cumpridora de seu papel perante a sociedade. ?É a nossa prestação de contas para a comunidade, governos, agências de fomento, parceiros comerciais, todos que confiam em nosso trabalho como centro de ensino, pesquisa e tratamento de câncer?, disse.

As certificações internacionais concedidas pelo IQG-CCHSA (Canadá) e Joint Commission International (Estados Unidos) são os níveis máximos de Acreditação concedidas aos Hospitais, clínicas e demais unidades de saúde das Américas, ambos com similaridade em importância e metodologia.

Antes de participar do processo de avaliação para a Acreditação Canadense um requisito exigido é possuir uma certificação nacional. Em 2009, o A.C.Camargo recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação máxima, nível 3 e a partir disso foi convidado pelo IQG a ser membro integrante para participar do processo de certificação internacional. A Acreditação é válida por três anos e nesse período os avaliadores fazem visitas anuais.
Tags
Nenhuma tag cadastrada
Últimos comentários

Não há comentários

Compartilhe Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias