content
Notícias   ››   Hospital   ››   Gestão Hospitalar
OPINIÃO

O papel do Gestor Hospitalar no mercado

Autor: Valéria Vieira*
Fonte: Valéria Vieira* Publicado em 07 de Julho de 2009 às 08h00

Em artigo, a biomédica Valéria Vieira comenta a importância do Gestor Hospitalar na administração dos centros de saúde

A Administração Hospitalar, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, em regra geral, coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional. É finalidade da Administração atingir objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle.

Dentro desta perspectiva, o profissional da Administração, foi durante anos, quem gerenciou as unidades de saúde. Porém, as instituições de assistência à saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares e demandas muito especificas para as quais o Administrador não estava preparado.

Quando os problemas causados pela falta de treinamento específico do Administrador começaram a interferir no atendimento ao paciente, a grande maioria das instituições de saúde optou pelo médico como gestor da instituição.

Embora o médico seja um profissional imprescindível nas instituições da saúde e apto a promover as relações humanas e práticas públicas de saúde, faltava a este profissional a técnica administrativa para o bom desempenho das instituições.

De forma alguma estaria menosprezando estes profissionais, muito pelo contrário conheço excelentes Administradores hospitalares e excelentes médicos Gestores, porém, na maioria das vezes estes profissionais não são treinados adequadamente para as funções Humanas e Administrativas que são necessárias ao GESTOR HOSPITALAR.

Os cursos de Tecnologia surgiram justamente neste ponto: a importância do Gestor de Tecnologia no país. A filosofia destes cursos parte da consciência das necessidades do mercado de trabalho, que busca um profissional capaz de dialogar com a prática e a teoria. O Gestor precisa ter a mente pautada na atitude transdisciplinar, no diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, na busca constante de descobertas de novas práticas do pensar e do agir em sociedade, na generalidade, alguém que possa atuar em diferentes campos da tecnologia, pois sabe dialogar com diferentes áreas.

O Gestor Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.

Posso dizer que tenho orgulho de formar este profissional fomentando a aquisição de senso critico na resolução de problemas por meio de modernas técnicas de gerenciamento, buscando flexibilidade e inovação. Quem escolhe essa carreira encontra mercado em todo país em hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas, casas de saúde para idosos, entre outros.

E hoje no dia do Hospital, quero parabenizar este profissional tão novo que deve revolucionar todo gerenciamento hospitalar no país. Fazendo efetivamente se valer os princípios da universalidade equidade e integralidade.



*Valéria Vieira é biomédica, especialista em Oncologia e Terceiro Setor, mestra em Biotecnologia, é coordenadora e professora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Osasco.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.
Tags
Nenhuma tag cadastrada
Últimos comentários

Não há comentários

Compartilhe Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias